Serviços

mim – Clínica do Desenvolvimento

Psicologia

Psicologia Clínica – Infância e Adolescência

A Psicologia da Infância e Adolescência foca-se sobretudo no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e nas mudanças que ocorrem nas diversas áreas (incluindo as áreas física, cognitiva, emocional e social). O Apoio Psicológico a crianças e adolescentes é realizado quando são detectadas alterações significativas no comportamento das crianças e adolescentes que afectam o seu desenvolvimento.

As crianças e adolescentes poderão ser referenciadas para a consulta de Psicologia pelos Pais ou Encarregados de Educação, Professores, Médicos e outros Terapeutas.

O processo de acompanhamento inicia-se com uma entrevista realizada aos pais ou encarregados de educação e à criança ou adolescente. Ao longo do acompanhamento, e sempre que se mostrar pertinente, será recolhida informação junto de outros agentes significativos do contexto de vida da criança. Privilegia-se também o diálogo com outros profissionais (Educadores, Médicos, Terapeutas, Assistentes Sociais, etc.).

Frequentemente, são trabalhados com os pais ou encarregados de educação estratégias específicas para lidar com a criança e com as dificuldades identificadas. Estas recomendações incluem técnicas para reformulação e implementação de práticas educativas mais claras e adaptadas à criança.
Eis algumas temáticas que poderão beneficiar de um Acompanhamento Psicológico durante a infância e adolescência:

– Problemas no Desenvolvimento;

– Problemas relacionados com o Comportamento e com a Atenção;

– Problemas de Aprendizagem;

– Problemas com Alimentação;

– Perturbações de Tiques;

– Perturbações de Eliminação (Enurese e Encoprese);

– Dificuldades Motoras;

– Dificuldades de Linguagem;

– Deficiência mental;

– Orientação Vocacional;

– Técnicas de preparação para os testes/provas.

Psicologia Clínica – Adultos e Seniores

As consultas de Psicologia Clínica para adultos e seniores têm como objectivo promover o bem-estar psíquico e relacional, potenciando os recursos pessoais de cada indivíduo de forma a ultrapassar as suas dificuldades inter e intra pessoais. Os serviços disponibilizados abrangem o apoio psicológico em:

– Problemas pessoais e familiares;

– Perturbações de ansiedade;

– Perturbações de humor (depressão);

– Perturbações alimentares;

– Perturbações do sono;

– Luto/perda;

– Dificuldades de relacionamento;

– Fobias.

Neste serviço podemos destacar também a consulta de Psicologia destinada a pessoas com doença de Alzheimer, seus cuidadores e outros familiares onde se inclui: Intervenção em Casos individuais, com incidência em demências, depressão geriátrica, ansiedade devida ao processo de cuidado, sobrecarga emocional e apoio à pessoa em luto (cuidadores); e Avaliações Cognitivas, com o intuito de avaliar a existência de possíveis declínios cognitivos.

Psicologia – Avaliação de Condutores

Exames psicotécnicos para a obtenção ou revalidação da carta de condução ou de qualquer categoria, licença ou certificação profissional de condução (ADR, CAM, CMT, TCC e TVDE).

A área da Psicologia de Tráfego é onde concentra os seus esforços, direcionados para a promoção da saúde pública rodoviária e a certificação de condutores e candidatos a condutor.

Realizámos estas e outras avaliações psicológicas mediante o Sistema de Testes de Vienna, uma bateria computadorizada de testes psicométricos validada para a população Portuguesa e reconhecida pelo IMT., I.P.

A MIM desenvolve parcerias com escolas de condução, centros de formação e empresas de transporte de mercadorias e de passageiros para avaliar e intervencionar motoristas.

Mediação Familiar

A Mediação Familiar tem um importante papel na proteção dos filhos e em manter os interesses da criança no divórcio. Consiste na ajuda/intervenção (confidencial) de uma terceira pessoa, neutra e qualificada, que irá ajudar a resolver os conflitos familiares, visando um acordo justo entre as partes e procurando atender aos principais interesses das crianças. Os pais são ajudados a concentrarem-se nas necessidades e sentimentos do seus filhos.

A ruptura do casal não implica necessariamente o fim da família, nem o deixar de ser pai ou mãe.

A Mediação Familiar pode ser iniciada antes, durante ou após o processo judicial.

Terapias

Intervenção Precoce

O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e ordenado que respeita uma sequência lógica, sendo influenciado no futuro pelas experiências e aquisições anteriores. Assim, quando esta sequência não é respeitada o equilíbrio natural é afectado, causando distúrbios ou atrasos desenvolvimentais por vezes irreversíveis.
Deste modo, e atendendo ao facto da plasticidade cerebral ser maior durante a infância, é importante que os pais e todos os profissionais que, directa ou indirectamente, lidam com crianças estejam sensibilizados para a importância que a estimulação adequada poderá ter no desenvolvimento infantil.

A Intervenção Precoce resume-se a três pontos fundamentais:

1 – minimizar as sequelas causadas por deficiências ou perturbações clínicas como Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Autismo, etc;

2 – prevenir o aparecimento de dificuldades no desenvolvimento da criança, nos casos em que existem factores de risco ambientais como pobreza, toxicodependência, alcoolismo, etc; e

3 – melhorar ou eliminar as dificuldades já existentes que dificultem o processo natural de desenvolvimento (p.ex. prematuridade, etc.).

O trabalho efectuado pelas equipas de Intervenção Precoce consiste em programas de estimulação dirigidos à criança e orientações dirigidas à família de modo a apoiar e fortalecer as competências desta última no apoio ao desenvolvimento da sua criança.

Terapia da fala

A Terapia da Fala tem como objectivos a prevenção, avaliação e tratamento das áreas da Comunicação, Linguagem e Fala. A intervenção em Terapia da Fala implica, frequentemente, a coordenação e o trabalho em parceria com outros profissionais ligados à Psicologia, Psiquiatria, Neurologia, Otorrinolaringologia, Terapia Ocupacional, entre outros.
As problemáticas que poderão beneficiar de um acompanhamento na Terapia da Fala são:

– Dislexia;

– Problemas de Articulação;

– Surdez e Adaptação a Próteses;

– Disfluência/Gaguez;

– Problemas de Voz (Disfonias/Rouquidão, “Colocação de Voz”, Laringectomizados);

– Afasia (consequência de A.V.C., T.C.E.);

– Disfagia (dificuldades na deglutição);

– Atraso/Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem;

– Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita;

– Métodos Alternativos e Aumentativos da Comunicação.

 

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

Os Âmbitos de intervenção são:

– Preventivo: promoção e estimulação do desenvolvimento;

– Educativo: estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;

– Reeducativo ou terapêutico: intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento e, ainda, patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.

Medicina

Clínica Geral

O Serviço de Clínica Geral da mim – Clínica do Desenvolvimento é uma especialidade médica que abarca o diagnóstico e tratamento não cirúrgico de doenças em crianças, adolescentes e adultos, independentemente do sexo ou patologia.

Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência a crianças e adolescentes, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
mim pretende, através deste serviço, disponibilizar o acompanhamento e as orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis e possibilitar o tratamento das mais diversas doenças exclusivas ou não da infância e adolescência.

Pediatria do Neurodesenvolvimento

A consulta de Pediatria do Neurodesenvolvimento tem como finalidade a avaliação e vigilância do desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentem factores de risco biopsicossocial ou suspeita de dificuldades de desenvolvimento.

As alterações de neurodesenvolvimento incluem, entre ou outras:

– Perturbações motoras, como o atraso da marcha;

– Perturbações da comunicação, como o atraso de fala/linguagem ou outros atrasos especifico de linguagem;

– Perturbações comportamentais, como a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção;

– Perturbações da empatia, como o autismo ou o Síndrome de Asperger;

– Perturbações da aprendizagem.

Pedopsiquiatria

A Pedopsiquiatria aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolencentes, em articulação com as famílias e as equipas multidisciplinares.

Esta especialidade atua em problemáticas relacionadas com:

– Comportamento de oposição/desafio;
– Problemas de socialização;

– Tristeza (Perturbações Emocionais);

– Ansiedade (crises de pânico, fobias);

– Perturbações Psicomossomáticas;

– Alterações reativas a eventos de vida (separação de pais, morte de familiar);

– Perturbações obsessivo-compulsivas;

– Perturbações Alimentares;

– Perturbações de sono.

O trabalho da pedopsiquiatria privilegia a articulação com outras especialidades médicas e técnicas, das áreas da saúde, da psicologia e da educação, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores que poderão estar a influenciar negativamente no desenvolvimento psicoafetivo da criança ou adolescente.

 

Psiquiatria

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais. Actualmente o psiquiatra resolve a sintomatologia emocional e comportamental com psicofármacos seguros e bem tolerados. Trabalha também a compreensibilidade da psicopatologia, transformando um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão de relação interpessoal. A intervenção pode incluir, além da prescrição de psicofármacos, consultas terapêuticas bem como intervenções familiares. Este tipo de intervenção privilegia o trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos e os recursos existentes na mim e na comunidade, de forma a dar uma resposta mais satisfatória às necessidades de quem nos procura.

Educação Especial

Acompanhamento Pedagógico Personalizado

Serviço de Acompanhamento Pedagógico Personalizado (SAPP) da mim – Clínica do Desenvolvimento tem por objetivo primordial proporcionar aos alunos, que frequentam os três ciclos do ensino básico, um conjunto diversificado de atividades de elevada qualidade pedagógica, em respeito pela sua formação integral.

O acompanhamento do SAPP é efetuado por um professor especializado em Educação Especial, auxiliado e orientado direta ou indiretamente por um psicólogo escolar e da educação. A avaliação das necessidades da criança é efetuanda em conjunto, resultando no estabelecimento de objetivos de trabalho e num plano de intervenção com vista ao sucesso escolar do aluno, atendendo aos seguintes princípios:

  1. Reforçar as estratégias utilizadas ao nível da organização, do espaço e das atividades escolares, e a estimulação, antecipação e reforço das competências e aptidões envolvidas na aprendizagem (de acordo com o DL 54/2018);
  2. Oferecer de atividades que propiciem a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos, no respeito pelas suas necessidades individuais;
  3. Estabelecer uma relação estreita e dialogante com a família, os estabelecimentos de ensino e a comunidade;
  4. Promover do gosto pelo estudo e pelo conhecimento, e a estimulação da capacidade autónoma dos alunos;
  5. Nos casos em que apresente necessário, auxiliar o estabelecimento de ensino no processo de referenciação do aluno para a Educação Especial, de acordo com o Decreto-Lei 54/2018.

Acompanhamento à Criança com Dislexia e outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas

A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica (DAE)  na área da leitura, que se caracteriza por dificuldades no correto e/ou fluente reconhecimento de palavras e por pobres capacidades de soletração e de descodificação. Embora as caraterísticas associadas a esta DAE variem de pessoa para pessoa, estas incluem os seguintes fatores comuns:

– dificuldades de consciência fonológica (a capacidade de perceber, pensar e trabalhar com sons individuais em palavras);

– processamento fonológico (detetar e discriminar diferenças em fonemas ou sons da fala);

-dificuldades com descodificação de palavras, fluência, prosódia, rimas, ortografia, vocabulário, compreensão e expressão escrita.

Além da dislexia, as Dificuldades de Aprendizagem Específicas englobam um conjunto de outros distúrbios, sendo os mais prevalentes: a disortografia, a disgrafia e a discalculia.

Disortografia é o termo associado às DAE na escrita, que pode manifestar-se independentemente de haver ou não alterações na leitura. Esta manifesta-se através de dificuldades na produção de textos, onde se destacam os problemas ao nível da construção frásica (frases sintaticamente menos complexas), elevada percentagem de erros e dificuldade em desenvolver planos e permanecer focado no tema.

A Disgrafia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a escrita e que pode tornar este ato difícil, devido à exigência de um conjunto complexo de informações motoras e capacidades de processamento. Os alunos com disgrafia podem evidenciar problemas com a organização e a disposição das letras, números ou palavras, na linha ou na folha.

Discalculia consiste numa dificuldade persistente de aprendizagem ou de compreensão de conceitos numéricos e na alteração da capacidade de cálculo e resolução de problemas.

O Serviço de Apoio à Criança com Dislexia e outras Dificuldades de Aprendizagens Específicas tem como objetivo avaliar e acompanhar individualmente crianças e jovens com dificuldades escolares, bem como apoiar as suas famílias e professores. Este serviço é constituído por uma equipa multidisciplinar, composta por profissionais especializados em áreas de formação como a psicologia, a Terapia da Fala e a educação especial.

O processo de avaliação adotado por esta equipa pretende identificar as reais dificuldades da criança e esclarecer o diagnóstico. Neste processo, são avaliadas as áreas problemáticas através de diversos instrumentos de recolha de informação, nomeadamente: observação clínica em contexto artificial e/ou natural, entrevista clínica à criança e à família, instrumentos formais e informais adequados às dificuldades apresentadas, questionários a professores e avaliação neuropsicológica.

No final do processo de avaliação, os técnicos da equipa efetuam uma reunião conjunta para análise dos resultados obtidos e para a elaboração de um relatório que sintetizará os resultados da avaliação e apresentará uma proposta de intervenção.

Na sequência das necessidades individuais identificadas no processo de avaliação e da proposta de intervenção sugerida, é efetuado um plano de intervenção adequado a cada criança, família e contexto escolar. Estes planos, além de intervirem nas dificuldades de aprendizagem identificadas, procuram também adequar-se e responder às necessidades identificadas ao nível da gestão de hábitos e métodos de estudo, das dinâmicas familiares, das dificuldades motivacionais ou dos défices intelectuais ligeiros. O plano de intervenção pressupõe uma articulação direta entre a equipa, a criança, a família e as instituições (escola ou outro estabelecimento onde a criança de encontre), com a finalidade de informar e adequar todos os contextos às necessidades individuais da criança.

Outros

Coisas de mamã

Somos uma equipa multidisciplinar especializada e qualificada que actua na fase mais especial e mágica da sua vida: Ser Mãe.

Acompanhamos a mulher durante o pré e o pós parto, de forma a responder às suas necessidades, bem como às do seu bebé.

Preparação Para o Parto e Parentalidade 

Consideramos a gravidez, o parto e a amamentação como processos naturais, fisiológicos, instintivos, carregados de significado e beleza, e valorizamos o direito de cada mulher/casal ao poder de escolha e decisão consciente e fundamentada.

Temos como principal objectivo ajudar os futuros pais a vivenciar a gestação, o parto e o pós-parto de forma segura, saudável e de acordo com o que idealizam:

– Informar o casal acerca dos fenómenos físicos e psíquicos que ocorrem durante a gravidez, trabalho de parto, parto e pós-parto;

– Transmitir ao casal o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente em todo o processo;

– Aumentar a confiança da mulher na sua capacidade de “dar à luz”;

– Tornar a experiência de parto gratificante e única;

– Promover o desenvolvimento das competências no cuidado ao recém-nascido;

 O curso de Preparação para o Parto e Parentalidade inclui:

– 12 sessões com Enfermeira Parteira

– Técnica dos 5´s

–  Consulta de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica

– Consulta de Apoio à Amamentação

– Consulta de Fisioterapia na Gravidez

– 50% desconto nas 2 primeiras consultas de Pediatria

– 1 sessão de Pavimento Pélvico

– 1 sessão com Psicóloga Clínica

– 1 sessão com Nutricionista

– Oferta de 1 sessão de Mamãs em Forma (Braga)

– Oferta de 1 sessão de Pilates Clínico (Guimarães)

– Oferta de Avaliação da Disfunção do Pavimento Pélvico

– Workshop: Chegou o bebé… E agora? A estimulação do recém-nascido

– Workshop: O bebé vai começar a comer, e agora? Como devo fazer?

Consulta de Enfermagem 

A consulta de enfermagem serve para que a mulher/casal, em conjunto com a Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Parteira), criem uma sinergia que leve à maximização dos objetivos da mulher/casal em alcançarem metas de saúde e bem-estar para a família e bebé.
Recebem informação suficiente e objetiva que lhes permitem, posteriormente, uma tomada de decisão e ação devidamente esclarecida e informada.
A sua Parteira transmite-lhe segurança, calma e informação relevante sobre a gravidez, trabalho de parto e pós-parto, de forma a vivenciar em harmonia e plenitude um dos acontecimentos mais importantes da sua vida.

A Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, é reconhecida pela ordem como um profissional que trabalha em conjunto com as mulheres para lhes dar apoio, conselhos e cuidados essenciais desde o planeamento familiar, promovendo gravidezes e vivencias positivas da sexualidade e da parentalidade; durante a gravidez deteta precocemente complicações promovendo o bem-estar materno-fetal; executa o parto e cuida da mulher num ambiente seguro, promovendo a saúde da mulher e do recém-nascido; no pós-parto promove a saúde da mulher e do recém-nascido, incentivando e apoiando o processo de transição e adaptação à parentalidade; e no climatério cuida da mulher, promovendo a saúde e apoiando o processo de transição/adaptação à menopausa.

A profissão de Parteira pode ser exercida em qualquer lugar, incluindo no domicílio, na comunidade, nos hospitais, clínicas ou unidades de saúde. As Parteiras estão autorizadas, pela Ordem, a exercer a sua atividade autonomamente.

Consulta de Amamentação 

A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida do bebé e aleitamento materno complementado até aos dois anos ou mais. Os benefícios/vantagens da amamentação são inúmeros, quer para a saúde e bem-estar do bebé e da mãe, quer para o ambiente e para a sociedade.

Em Portugal, o Plano Nacional de Saúde recomenda o incentivo desta prática e assume-a como um critério de qualidade dos cuidados de saúde perinatais. Para tal, é fundamental a educação para a saúde, que combina a aquisição de conhecimentos e a instrução e treino de capacidades para a prática do aleitamento materno, desde fases precoces da gravidez até depois do parto, já em casa.

Apesar de todas as recomendações e benefícios desta prática, amamentar é e deverá ser sempre uma decisão da mulher.

– Promovemos o aleitamento materno, incentivando valores e comportamentos favoráveis para o seu estabelecimento, e apoiando no processo de construção da auto-confiança na capacidade de amamentar;

– Informamos sobre a proteção desta prática que permite á mulher gozar o seu direito de amamentar;

– E, fundamentalmente, apoiamos o início e manutenção da amamentação, aconselhando e ajudando a ultrapassar as dificuldades e a solucionar os problemas.

Nas sessões da Preparação para o Parto e Parentalidade abordamos:

– Os benefícios/vantagens da amamentação para o bebé e para a mãe;

– A importância do aleitamento materno exclusivo;

– A importância do início precoce da amamentação;

– A anatomia da mama, fisiologia e produção do leite materno;

– A amamentação em regime livre;

– Posicionamento do bebé e pega correcta;

– Extração e armazenamento do leite materno e regresso ao trabalho;

– Dificuldades e problemas, entre outros.

Mamãs em Forma

Ao longo da gravidez, o corpo da mulher sofre várias alterações para além do tamanho da barriga e do aumento de peso. Assim, é importante que a grávida seja acompanhada por profissionais especializados aquando da prática do exercício físico. Além disso, uma rotina de atividade física no pré-parto não deve ser mantida apenas por questões estéticas mas também por motivos de saúde e bem-estar.

O programa Mamãs em Forma contempla aulas de exercício físico especializadas e adaptadas para mulheres grávidas. As sessões são frequentadas apenas por esta população e ministradas por uma fisioterapeuta especialista na área da saúde da mulher. Um dos principais objetivos passa pela correção de possíveis erros e orientação da gestante durante a prática do exercício, pensando nas suas necessidades durante a gravidez e pós-parto imediato.

Antes de começar a prática do Programa Mamãs em Forma, a grávida fará uma avaliação com a Fisioterapeuta e Nutricionista.

Recuperação Pós-Parto

Após o parto é fundamental a realização de exercícios como forma de promover a recuperação física, postural e psicológica e prevenir o ganho de peso das recentes mamãs. Caso tenha sido um parto normal as sessões podem iniciar-se a partir da 3ª/4ª semana, no entanto, se o parto foi por cesariana estas devem ser iniciadas apenas seis semanas após, de modo a ser possível uma correcta cicatrização. A mamã pode levar o bebé de forma a não interferir com os horários das mamadas e facilitar a assiduidade.
As sessões, apesar de individualizadas e adequadas a cada mamã, incluem:

– Exercícios de Fortalecimento, alongamento e flexibilidade global;

– Reeducação da musculatura pélvica, evitando ou reduzindo possíveis distúrbios ginecológicos;

– Exercícios para melhorar a capacidade cardiorespiratório e normalizar os reflexos respiratórios em particular do diafragma;

– Exercícios para o aumento do trofismo (circulação sanguínea) dos membros inferiores;

– Reeducação postural Global (RPG) para readaptar e corrigir as alterações posturais ocorridas durante a gravidez;

– Massagem no abdómen e na cicatriz de forma a evitar possíveis retrações e fibroses dos tecidos;

– Podem ainda incluir massagem descontraturante e de relaxamento para alivio das dores cervicais e de costas.

O Programa de Recuperação Pós-Parto inclui:

– 1 consulta de Nutrição Pós-Parto;

– 3 sessões de Reabilitação do Pavimento Pélvico

– 5  sessões de Pilates Clínico e/ou Hipopressivos

LPF – Hipopressivos 

Momentos únicos e inesquecíveis fazem parte de uma das melhores fases da vida da mulher: o pós-parto. Muitas mudanças e adaptações são necessárias para alcançar a estabilidade e aproveitar cada segundo. A recuperação física pós-parto é essencial para equilibrar as alterações que ocorreram durante o período de pré-parto, sendo que uma das formas mais eficazes e seguras de o conseguir é através do inovador sistema de treino Low Pressure Fitness®, resultante do stretching miofascial, exercícios neurodinâmicos, reeducação respiratória e postural, e da conhecida técnica hipopressiva ( treino de baixa pressão) em conjunto com a metodologia didática mais avançada em ciências do exercício físico.

Não se esqueça que numa fase tão especial, os cuidados também têm que ser muito especiais. Cuide de si, sempre!

Pilates Clínico

O Método de Pilates tem sido amplamente utilizado em diferentes contextos. No âmbito clínico, tem provado ser uma ferramenta extremamente valiosa.

Os nossos técnicos, através da avaliação de Fisioterapia e recorrendo aos exercícios de Pilates, aplicam a vertente clínica, Pilates Clínico, com objetivos diversos: promoção da saúde e prevenção da doença, reabilitação ou manutenção e promoção do bem-estar e qualidade de vida do cliente.

A intervenção é sempre realizada em atendimento individual e por técnicos qualificados na área de Pilates e Fisioterapia.

Cada cliente será sujeito a uma avaliação específica, que permitirá a definição de objetivos a alcançar durante as sessões.

Pilates Clínico na Recuperação do Cancro da Mama

O Pilates Clínico no Cancro da Mama é um método de reabilitação que tem por objetivo a prevenção e o tratamento das complicações, que podem surgir após a cirurgia, no membro superior do lado operado.

As principais são a dor, a limitação de movimentos com possível repercussão nas atividades da vida diária, a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço, o edema linfático (inchaço), que pode surgir logo após a cirurgia ou muito tempo depois.

Para as prevenir, podem ser feitos exercícios que serão adaptados a cada indivíduo de forma gradual, de modo a serem bem tolerados. Com estes exercícios pretende-se que o membro superior do lado operado não fique com limitação da mobilidade e, simultaneamente, facilite a drenagem linfática prevenindo o edema linfático. É nosso objetivo promover um retorno funcional às atividades diárias o mais rápido possível.

Pilates Clínico na Gravidez

Ao longo da Gravidez, o corpo da mulher sofre várias alterações para além do aumento do tamanho da barriga e do aumento de peso. Assim, é importante que a grávida seja acompanhada por profissionais especializados durante a prática de exercício físico.

O Pilates Clínico é um exercício terapêutico que pode ser realizado ao longo da gravidez, em qualquer altura da gestação, desde que não haja contra-indicação médica.

O objetivo do Pilates Clínico nesta fase da vida da mulher é preparar o corpo para todas as alterações inerentes à gravidez, através de exercícios específicos, individualizados e supervisionados.

Durante a gravidez o Pilates tem benefícios como:

– Aumentar o tónus e força muscular;
– Diminuir/prevenir os sintomas álgicos (como a dor lombopélvica);
– Fortalecer músculos específicos para a gravidez e o parto;
– Melhorar/manter a flexibilidade e mobilidade;
– Melhorar a postura;
– Melhorar a consciência corporal e controlo da respiração;
– Auxiliar no controlo do peso;
– Aumentar a energia e reduzir a fadiga;
– Reduzir o risco de desenvolver diabetes gestacional;
– Relaxamento;
– Melhorar a circulação sanguínea;
– Promover o retorno mais rápido de forma física após o parto;
– Aumentar a auto-estima e o bem-estar.

Pilates Clínico na Recuperação Pós-Parto

O pós-parto exige muito da mulher, tanto a nível físico como psicológico. É uma fase da vida da mulher em que também o corpo requer atenção e cuidados.

No retorno à atividade física há vários fatores a ter em conta para que este seja feito em segurança, de forma progressiva e cuidada.

O Pilates Clínico é uma forma de exercício terapêutico que tem como objetivo ajudar o corpo da mamã a voltar ao seu estado pré-gravidez e a restabelecer a funcionalidade anterior. Para isso, a mamã é acompanhada por uma Fisioterapeuta de modo a realizar apenas os exercícios aconselhados e apropriados para a fase em que se encontra.

Idealmente os exercícios são focados no pavimento pélvico, no aumento da estabilidade articular e força muscular, esta última com especial atenção aos membros superiores e coluna, tendo em conta as tarefas relacionadas com os cuidados ao bebé.

No período pós-parto o Pilates Clínico é benéfico:

– Prevenindo a fraqueza do pavimento pélvico e a ocorrência de disfunções relacionadas com o mesmo (como a incontinência urinária), assim como auxiliando no tratamento destas disfunções como terapia complementar;

– Melhorando o tónus muscular abdominal e reduzindo a sepração dos ventres musculares do músculo recto abdominal (diástase);

– Melhorando a forma física e promovendo o retorno às atividades físicas prévias à gravidez;

– Auxiliando a perda de peso;

– Prevenindo a dor ao nível da coluna vertebral;

– Melhorando a postura;

– Melhorando a força e a flexibilidade;

– Melhorando a auto-estima e a imagem corporal;

– Reduzindo a sensação de isolamento e a incidência de depressão pós-parto.

Disfunção do Pavimento Pélvico

O pavimento pélvico é um grupo de músculos que se situam na pélvis e “forram” toda esta estrutura,  servindo, como o nome indica, como o “chão” da nossa cintura pélvica. Estes músculos suportam os órgãos pélvicos como um sling, sendo eles a bexiga, útero e reto e, têm a função de continência urinária e fecal. Quando se é incapaz de controlar corretamente os músculos do pavimento pélvico surgem as disfunções que se podem manifestar em diferentes sintomas como a obstipação, frequência urinária, perda involuntária de urina, de gases vaginais e/ou intestinais e de fezes, dor durante o coito, dor persistente na região pélvica, entre outros.

As causas das disfunções do pavimento pélvico são, na sua maioria, desconhecidas, mas sabe-se que complicações resultantes de um parto vaginal, e lesões traumáticas desta região podem contribuir para esta condição. As disfunções do pavimento pélvico com maior prevalência são os prolapsos dos órgãos pélvicos, incontinência urinária de esforço e/ou de urgência, incontinência fecal, obstipação, e disfunção sexual. Sendo que as disfunções do pavimento pélvico da mulher constituem um importante problema na saúde devido à sua alta prevalência e grande impacto na qualidade de vida, a procura por tratamento constituiu uma necessidade maior.

Neste sentido a Fisioterapia na Saúde da Mulher tem um papel fundamental no tratamento deste tipo de disfunções, sendo apresentada como a primeira opção do tratamento conservador.

Ecografia Emocional 3D/4D

Os futuros Papás podem ver o seu bebé e conhecer o especial mundo em que vive, numa perspetiva diferente e em tempo real.

Com a Ecografia 3D/4D é possível conhecer o bebé ainda antes dele nascer, pois consegue-se ver as suas características, os traços do rosto e a forma como ele se movimenta.

A imagem 3D é estática, ou seja uma fotografia. A imagem 4D permite visualizar o bebé através de uma imagem em 3 dimensões e em vídeo, possibilitando apreciar os movimentos do bebé em tempo real.

Esta é uma técnica unicamente de carácter emocional, ou seja não é uma ecografia de diagnóstico nem obstétrica.

Momento ideal: 

– 16 a 20 semanas: período de gestação perfeito para observar o bebé de corpo inteiro, assim como os seus movimentos, pernas e braços.

– 23 a 25 semanas: período em que o bebé começa a ganhar mais gordura corporal.

– 26 a 29 semanas: altura ideal para conseguir visualizar com nitidez o rosto do bebé, assim como gestos característicos: bocejar, sorrir, “chupar” no dedinho, entre muitos outros. É possível focar detalhes do rosto ou outros membros do corpo.

Massagem Infantil

A Massagem infantil deve ser praticada logo desde o nascimento! Pode ser uma grande ajuda, por exemplo, no alívio e redução das cólicas na primeira fase de vida da criança. Contudo, os benefícios da Massagem Infantil não se limitam a aspetos fisiológicos, pois também englobam características emocionais e relacionais.

O toque é uma forma de comunicação, sendo através dele que o bebé recebe mensagens que lhe proporcionam satisfação e prazer. E a massagem infantil é um excelente método: aumenta o vínculo entre os pais e os bebés promovendo uma base de confiança, segurança e de aceitação emocional, importante para o desenvolvimento positivo da personalidade da criança.

A massagem estimula diretamente os diversos sistemas orgânicos do bebé: muscular, endócrino, respiratório, circulatório, gastrointestinal e nervoso.

Aprenda a fazê-la, de forma a ajudar o seu bebé.

Nutrição

Todos sabemos que hoje em dia é difícil fazer uma alimentação equilibrada por falta de tempo, comer fora de casa, oferta excessiva de produtos pouco saudáveis, entre outros. A principal razão é o desconhecimento total das regras básicas para uma nutrição equilibrada. Desta forma, o desenvolvimento saudável passa também pela educação alimentar.

Na mim – Clínica do Desenvolvimento elaboramos um plano alimentar personalizado, que tem em conta os factores determinantes das necessidades calóricas e nutricionais diárias de cada cliente, consoante o sexo, a idade, o estilo de vida e os gostos pessoais. A elaboração deste plano tem em atenção a qualidade e variedade do que é ingerido, proporcionando assim uma nutrição equilibrada e um estilo de vida mais saudável.

Nutrição na Gravidez

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebé bem como o metabolismo materno. Assim, as recomendações alimentares e nutricionais devem adaptar-se a cada mulher, considerando-se as diferenças individuais. Desta forma, recomenda-se adoção de um estilo de vida saudável, que deve iniciar-se mesmo antes da gravidez, para otimizar a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações durante a gravidez e de algumas doenças no bebé.

A gravidez é, para a maioria das mulheres, um momento de grande felicidade e realização. No entanto, durante a gravidez, tanto a mulher como a criança em desenvolvimento enfrentam vários riscos de saúde. Por esta razão, comer de forma equilibrada durante a gravidez significa garantir que está a ter um bom aporte de nutrientes, vitaminas e sais minerais, que vão ajudar no desenvolvimento saudável do feto e na evolução normal da gestação.

Quando está grávida, o seu corpo faz um melhor aproveitamento da energia que recebe dos alimentos. Isto significa que não são necessárias calorias-extra pelo menos durante os primeiros 6 meses de gravidez. O apetite vai aumentando progressivamente, sendo fundamental um equilíbrio natural e saudável para a mãe e para o bebé.

Nutrição Pós-Parto

No período após o nascimento, a alimentação da recém mamã deve ser variada e equilibrada, de forma a assegurar a satisfação das necessidades nutricionais da mãe e ajudar no crescimento e desenvolvimento do bebé. A recém mãe tem que comer para dois e não por dois.

Na consulta de Nutrição no Pós Parto, a nutricionista efectua uma análise da história clínica, do ganho de peso gestacional, uma avaliação antropométrica, uma avaliação por bioimpedância (% de gordura, % de água, kg de massa muscular e metabolismo basal) e um levantamento dos hábitos alimentares.

Em seguida é elaborado um plano alimentar personalizado e adaptado aos hábitos alimentares da recém mãe, tendo em conta a nova dinâmica familiar. Este plano alimentar irá ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais da mãe e a perder, de forma natural, o peso ganho durante a gestação.

Recomenda-se a marcação da consulta de nutrição 6 a 7 semanas após o parto. No entanto, se durante a gravidez já estiver a ser seguida pela nutricionista, o acompanhamento será contínuo sendo a mãe orientada nestas primeiras semanas após o parto.

Nutrição em Família 

Quer organizar a rotina alimentar de toda a família? Orientar num melhoramento das escolhas alimentares e tornar a alimentação familiar cada vez mais saudável, equilibrada e variada?
Venha fazer uma consulta de NUTRIÇÃO EM FAMÍLIA!

É uma consulta para ser feita em conjunto, isto é, com todos os membros da família, onde será analisada a estrutura das refeições e hábitos de toda a família.

De que beneficiará uma família ao ser seguida nas consultas de Nutrição em Família?:

– Avaliação geral da alimentação familiar;
– Elaboração de uma ementa para a família;
– Análise da dispensa;
– Orientação na análise dos rótulos;
– Entrega de receitas;
– Lista de compras.

Workshops

Através deste serviço pretendemos que cada pessoa se torne no pai, mãe ou educador que deseja ser. Ajuda a reduzir os níveis de stress e a aumentar a energia. Permite que cada um encontre estratégias feitas à sua medida que lhe possibilitem tirar o máximo prazer e satisfação da sua vida familiar e profissional.
Através da realização de Workshops temáticos, a mim – Clínica do Desenvolvimento pretende responder às principais questões colocadas pelos pais e pelos técnicos que contactam de perto com as crianças, possibilitando o aprofundamento das suas capacidades e aptidões.

Actividades disponíveis:

– Formações temáticas:

Nestes encontros, os pais e técnicos são convidados a reflectir sobre o seu papel e sobre algumas questões com que se deparam no dia-a-dia. É também uma oportunidade para valorizarem as imensas actividades que levam a cabo enquanto pais e educadores. Poderão ainda avaliar algumas das estratégias que utilizam na sua vida familiar e profissional e identificar áreas onde gostariam de efectuar mudanças.
A mim – Clínica do Desenvolvimento tem já disponíveis os seguintes workshops:

– Não e não!!! Lidar com as birras dos seus filhos (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Pais);

– Vamos tirar as fraldas? Seja assertivo no desfralde do seu filho (Formador: Psicólogo e Enfermeira; Público-alvo: Pais);

– Transição para o 1º Ciclo: como ajudar o seu filho na transição para a escola? (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Pais);

– Impacto da televisão no desenvolvimento infantil (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Pais);

– Fomentar o estudo em casa: ajude o seu filho a estudar! (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Pais);

– Filhos do divórcio. Ajude os seus filhos a lidar com o divórcio dos pais (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Pais);

– Cuidados de saúde durante a infância [temas a acordar com as instituições] (Formador: Pediatra; Público-alvo: Pais e Técnicos);

– Perturbações Disruptivas do Comportamento – Identificação e estratégias de atuação na escola (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Técnicos);

– Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção – Estratégias de atuação na sala de aula (Formador: Psicólogo; Público-alvo: Técnicos);

– Dificuldades de Aprendizagem Específicas – Formas de atuação (Formador: Psicólogo e Professora do Ensino Especial; Público-alvo: Técnicos);

– Nutrição Infantil (Formador: Nutricionista; Público-alvo: Pais);

– Pequeno- Almoço e Merendas: Pequenas refeições de Enorme Importância (Formador: Nutricionista; Público-alvo: Pais);

– Almoço e Jantar: as duas grandes refeições (Formador: Nutricionista; Público-alvo: Pais);

– Importância do período pré-linguístico na aquisição da linguagem (Formador: Terapeuta da Fala; Público-alvo: Pais e Técnicos);

– Etapas do desenvolvimento linguístico normal e sinais de alerta (Formador: Terapeuta da Fala; Público-alvo: Pais e Técnicos);

– Aquisição da fala: etapas normais e aspetos prejudiciais (hábitos orais nocivos) (Formador: Terapeuta da Fala; Público-alvo: Pais e Técnicos);

– Alterações vocais em crianças de idade pré-escolar (Formador: Terapeuta da Fala; Público-alvo: Pais e Técnicos);

– Importância da Terapia da Fala nas alterações de fala de origem fonológica e a sua relação com a aquisição da leitura e da escrita (Formador: Terapeuta da Fala; Público-alvo: Pais e Técnicos).

No sentido de responder às necessidades sentidas pelas famílias e entidades particulares, a mim – Clínica do Desenvolvimento está a aberta a novas propostas para formações temáticas (workshops, palestras, conversas, tertúlias…), bastando para tal entrar em contacto connosco.




Preencha os dados abaixo e entraremos em contacto de seguida!

Ao solicitar o contacto estou a autorizar, nos termos do Regulamento Geral de Protecção de Dados, a recolha, processamento e utilização dos meus dados pessoais no contexto da utilização dos mesmos para efeitos de coordenação, promoção e marketing no âmbito de todos os serviços prestados pela empresa Coelho e Morais, Ldª, também conhecida por Mim Clínica do Desenvolvimento

close-link
Mountain View

Ao navegar neste site, está a consentir a utilização de cookies. Mais informações

As definições de cookies neste sítio web estão definidas para "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se continuar a usar este sítio web sem modificar as suas definições de cookie ou se clicar em "Aceitar" está a consentir o seu uso.

Fechar